parent nodes: Daleth | Interpretações dos hexagramas | Nun


14, no i-ching




index do verbete 101 111




rw

14. Ta Yu / GRANDES POSSES

acima: Li A Adesão, fogo

abaixo Ch'ien : O Criativo, Céu

JULGAMENTO

GRANDES POSSES: sublime sucesso!

Os dois trigramas indicam a união da força com a clareza. Grandes posses são determinadas pelo destino e correspondem ao tempo. Como é possível que a linha fraca tenha o poder de manter unidas e possuir as linhas fortes? Isso se deve à sua modéstia desinteressada. A época é favorável: um tempo de força interna aliada à clareza e à cultura externa. A força manifesta-se de modo gentil e controlado, conduzindo ao sublime sucesso e riqueza.

IMAGEM

Fogo ao alto, no céu: a imagem de GRANDES POSSES

Assim, o homem superior reprime o mal e promove o bem

em obediência à benevolente vontade do céu.

O sol no alto do céu iluminando tudo sobre a terra é a imagem de grandes posses. Porém, semelhante posse deve ser bem administrada. O sol traz à luz tanto o mal como o bem. O homem deve combater e reprimir o mal, assim como promover e favorecer o bem. Só desse modo poderá ele corresponder à benevolente vontade de Deus, que só deseja o bem.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:

Nenhuma relação com o que é prejudicial.

Não há culpa nisso.

Aquele que se mantém consciente da dificuldade

permanecerá livre de culpa.

Grandes posses, nesse estágio inicial em que ainda não se enfrentaram desafios, não envolvem culpa, pois ainda não surgiram condições que dessem margem a erros. Mas há várias dificuldades a superar. Somente permanecendo consciente dessas dificuldades poderá o homem se manter interiormente livre de possíveis arrogâncias e desperdícios, superando, de início, qualquer motivo de culpa.

Nove na segunda posição significa:

Uma grande carroça a ser carregada.

Pode-se empreender algo.

Nenhuma culpa.

Grandes posses subsistem não somente na quantidade de bens disponíveis, mas sobretudo em sua mobilidade e utilidade prática, pois são essas condições que possibilitam seu uso em empreendimentos, evitando embaraços e erros. A grande carroça capaz de receber muita carga e transportá-la a grandes distâncias sugere a existência de ajudantes capazes, com cujo apoio se pode contar e que estão à altura de suas tarefas. Pode-se confiar a esses ajudantes a carga de grandes responsabilidades e isso é necessário em empreendimentos importantes.

Nove na terceira posição significa:

Um príncipe o oferece ao Filho do Céu.

Um homem mesquinho não poderia fazê-lo.

Um homem magnânimo e liberal não considera suas posses como exclusiva propriedade pessoal, porém as coloca à disposição do governante e do bem público. Assim ele adota uma atitude correta em relação às suas posses, que jamais poderiam perdurar como propriedade particular. Um homem mesquinho é incapaz de semelhante atitude. Grandes posses lhe são prejudiciais pois deseja conservá-las para si ao invés de ofertá-las.

Nove na quarta posição significa:

Ele estabelece uma diferença

entre ele próprio e seu próximo.

Nenhuma culpa.

Isso indica a posição de um homem que se encontra entre vizinhos ricos e poderosos. Isso gera perigo. Ele não deve olhar nem para a direita nem para a esquerda, deve evitar a inveja e a tentação de competir com os outros. Desse modo permanecerá livre de erro.

Seis na quinta posição significa:

Aquele cuja verdade é acessível porém digna

terá boa fortuna.

A situação é muito favorável. Conquistam-se os homens não por coação, mas através da sinceridade espontânea, e assim há uma adesão sincera e verdadeira. Porém, a benevolência apenas não é suficiente na época de grandes posses, pois aos poucos a insolência poderia surgir e grassar. Tal surto deve ser contido pela dignidade. Com isso a boa fortuna estará assegurada.

Nove na sexta posição significa:

Ele é abençoado pelo céu. Boa fortuna.

Nada que não seja favorável.

Na plenitude da posse e do poder ele permanece modesto e honra o sábio que se mantém afastado dos assuntos do mundo. Desse modo ele se coloca sob a benéfica influência do céu e tudo vai bem.

Confúcio comenta a respeito desta linha:

"Abençoar significa ajudar. O céu ajuda ao homem de devoção; os homens ajudam a quem é sincero. Aquele que caminha na verdade e pensa com devoção, reverenciando ainda aos homens dignos, é abençoado pelo céu. Ele encontra a boa fortuna e tudo lhe é favorável".

jl

Tâ Yû indicates that, (under the circumstances which it implies), there will be great progress and success.

1. In the first NINE, undivided, there is no approach to what is injurious, and there is no error. Let there be a realisation of the difficulty (and danger of the position), and there will be no error (to the end).

2. In the second NINE, undivided, we have a large waggon with its load. In whatever direction advance is made, there will be no error.

3. The third NINE, undivided, shows us a feudal prince presenting his offerings to the Son of Heaven. A small man would be unequal (to such a duty).

4. The fourth NINE, undivided, shows its subject keeping his great resources under restraint. There will be no error.

5. The fifth SIX, divided, shows the sincerity of its subject reciprocated by that of all the others (represented in the hexagram). Let him display a proper majesty, and there will be good fortune.

6. The topmost NINE, undivided, shows its subject with help accorded to him from Heaven. There will be good fortune, advantage in every respect.

Footnotes

88:XIV Tâ Yû means 'Great Havings;' denoting in a kingdom a state of prosperity and abundance, and in a, family or individual, a p. 89 state of opulence. The danger threatening such a condition arises from the pride which it is likely to engender. But everything here is against that issue. Apart from the symbolism of the trigrams, we have the place of honour occupied by a weak line, so that its subject will be humble; and all the other lines, strong as they are, will act in obedient sympathy. There will be great progress and success.

Line 2, though strong, is at the lowest part of the figure, and has no correlate above. No external influences have as yet acted injuriously on its subject. Let him do as directed, and no hurtful influence will ever affect him.

The strong line 2 has its proper correlate in line 5, the ruler of the figure, and will use its strength in subordination to his humility. Hence the symbolism.

Line 3 is strong, and in the right (an odd) place. The topmost line of the lower trigram is the proper place for a feudal lord. The subject of this will humbly serve the condescending ruler in line 5. A small man, having the place without the virtue, would give himself airs.

Line 4 is strong, but the strength is tempered by the position, which is that of a weak line. Hence he will do no injury to the mild ruler, to whom he is so near.

Line 5 symbolises the ruler. Mild sincerity is good in him, and affects his ministers and others. But a ruler must not be without an awe-inspiring majesty.

Even the topmost line takes its character from 5. The strength of its subject is still tempered, and Heaven gives its approval.

iuol

nota do autor

O brilho do fogo ao alto, no céu, tem um longo alcance, iluminando e tornando manifestas todas as coisas. A linha fraca na quinta posição ocupa o lugar de honra e todas as linhas fortes estão em harmonia com ela. Todas as coisas vêm àquele que é modesto e gentil, ao ocupar uma posição elevada. 16

nota do autor

O governante do hexagrama é o seis na quinta posição. Essa linha é aberta e central, ocupa o lugar de honra e tem a capacidade de possuir todas as linhas Yang. Por isso o Comentário sobre a Decisão diz a seu respeito: "O maleável obtém o lugar de honra no grande centro 51 e o superior e inferior lhe correspondem".

seqüência ;

As coisas certamente vêm a nós através da COMUNIDADE COM OS HOMENS. Por isso a seguir vem o hexagrama GRANDES POSSES.

coletânea das indicações

GRANDES POSSES indica multidão.

Os dois trigramas básicos, Ch´ien e Li, têm ambos um movimento ascendente, assim como os dois trigramas nucleares, Ch´ien e Tui. Todas essas circunstâncias são extremamente favoráveis. esse hexagrama é o inverso do precedente. GRANDES POSSES é mais favorável do que a COMUNIDADE COM OS HOMENS, porque seu governante ocupa, ao mesmo tempo, o quinto lugar, a posição de autoridade.

julg amento

GRANDES POSSES; sublime sucesso!

comentário sobre a decisão

GRANDES POSSES: maleável obtém o lugar de honra no grande centro, e tanto o superior como inferior lhe correspondem. chama-se a isso: GRANDES POSSES. Seu caráter é firme e forte, ordenado e claro, encontra correspondência no céu e se move com o tempo. Por isso se diz: "sublime sucesso".

O elemento maleável que obtém o lugar de honra é o seis na quinta posição. Contrastando com o seis na segunda posição do hexagrama anterior, essa linha ocupa o "grande" centro. Partindo desta posição a posse das cinco linhas fortes pode ser muito melhor organizada. O funcionário pode de fato unir os homens, porém só o príncipe pode possuí-los. Enquanto no hexagrama anterior as linhas fortes mantinham apenas uma relação indireta com o príncipe, aqui estão numa relação direta. Portanto, a estrutura do hexagrama dá origem ao seu nome. As palavras do Julgamento são interpretadas a partir dos atributos e da estrutura do hexagrama. No interior estão a firmeza e a força de Ch´ien; no exterior aparece a forma clara e ordenada de Li. O seis na quinta posição, o governante pelo qual tudo deve se ajustar, por sua vez, procura com modéstia adaptar-se ao nove na segunda posição e aqui; no centro do céu, encontra uma correspondência. Ch´ien, ao se repetir, como trigrama básico inferior e trigrama nuclear inferior, indica o fluxo do tempo. Para que haja êxito na execução das medidas é preciso que exista uma decisão firme no interior, aliada a um método de execução ordenado e claro.

imag em

Fogo ao alto, no céu:

a imagem de GRANDES POSSES.

Assim o homem superior reprime o mal e promove o bem em obediência à benévola vontade do céu.

O sol no alto dos céus iluminando tudo sobre a terra é a imagem de grandes posses. A supressão do mal é indicada por Ch`ien, o trigrama que pronuncia o Julgamento, e que combate o mal nos seres. A promoção do bem é indicada pelo trigrama Li, que a tudo ilumina e ordena. Ambos constituem o desígnio do céu (Ch´ien), ao qual o homem superior se consagra obedientemente (Li significa a devoção).

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

Nove na primeira posição:

a) Nenhuma relação com o que é prejudicial.

Não há culpa nisso.

Aquele que se mantém consciente da dificuldade

permanecerá livre de culpa.

b) Se o nove inicial de GRANDES POSSES não tem relacionamentos, isto é nocivo.

O trigrama superior Li significa armas, isto é, algo nocivo. A linha inicial encontra-se ainda muito longe do trigrama Li, por isso não há uma relação com ele. Existem dificuldades porque grandes posses numa posição inferior atraem o perigo. Por isso a cautela é oportuna. mas como a linha é forte, pode-se supor que permanecerá sem culpa.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Nove na segunda posição:

a) Uma grande carroça a ser carregada.

Pode-se empreender algo. Nenhuma culpa.

b) "Uma grande carroça a ser carregada".

Acumulando ao centro, não surge mal algum.

Ch´ien simboliza uma roda e uma grande carroça. 52 As três linhas do trigrama representam a carga destinada à carroça. Há uma alusão a empreendimentos, já que Ch´ien implica num movimento vigoroso. O nove na segunda posição é firme e central, e tem uma relação de correspondência com o governante do hexagrama, por isso tudo é favorável. Normalmente o acúmulo de tesouros é nocivo, mas aqui o acúmulo no meio é correto e central, não causando qualquer dano. Não são tesouros terrestres os que se acumulam, porém tesouros celestes.

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Nove na terceira posição:

a) Um príncipe o oferece ao Filho do Céu.

Um homem mesquinho 53 não poderia fazê-lo.

b) "Um príncipe o oferece ao Filho do Céu."

Um homem mesquinho prejudica a si mesmo.

Esta linha é forte e correta e está relacionada as linhas acima. Como integrante do trigrama Ch´ien e do trigrama nuclear Tui, está disposta a sacrificar-se. Como está ao alto do trigrama inferior, representa o príncipe. Um homem mesquinho só oferece algo movido por intenções de lucro e isso só poderia ter resultados nocivos.

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Nove na quarta posição:

a) Ele estabelece uma diferença

entre ele próprio e seu próximo.

Nenhuma culpa.

b) "Ele estabelece uma diferença

entre ele próprio e seu próximo.

Nenhuma culpa."

Ele é claro, possui discernimento e é compreensivo.

O seis na quinta posição detém a posse das cinco linhas Yang. O nove na quinta posição ocupa o lugar do ministro e, portanto, poderia ignorar a diferença entre ele próprio e o governante, e arrogar a posse para si. Mas como é uma linha forte numa posição fraca, é demasiado modesta para proceder dessa forma; como se encontra ao começo de Li, possui o atributo desse trigrama, a discriminação clara, que impede tais confusões entre o "meu" e o "seu".

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Seis na quinta posição:

a)Aquele cuja verdade é acessível, porém digna, terá boa fortuna.

b) "Aquele cuja verdade é acessível";

ele inflama a vontade dos outros por ser digno de confiança.

A boa fortuna de sua dignidade é decorrente de sua maneira

de agir fácil e livre de preparações prévias.

O seis na quinta posição ocupa o lugar de honra. É modesto e sincero e por isso desperta a confiança das outras linhas. Porém, devido à sua posição, essa linha também pode impressionar pela sua dignidade; isto ocorre com facilidade e sem preparativos externos, pois detém o grande centro. Por isso não suscita sentimentos desagradáveis.

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Nove na sexta posição:

a) Ele é abençoado pelo céu. Boa fortuna.

Nada que não seja favorável.

b) A posição mais alta do Grandes Posses possui a boa fortuna.

Isto se deve ao fato de ser abençoada pelo céu.

As cinco linhas Yang pertencem todas as seis na quinta posição. Até a linha ao alto se submete a ele. Ch´ien e Li são ambas celestes por natureza, por isso se diz que o céu abençoa esta linha. No comentário a essa linha, assim como no referente à primeira linha do hexagrama, uma menção especial é feita à posição, para enfatizar o início e o término. Este hexagrama é organizado de modo tão favorável que o movimento que o integra ao início não pára nem se transforma, ao final, em seu oposto, porém vai se extinguindo harmoniosamente.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???